#RESENHA 85 // FANGIRL


Título:  Fangirl
Autora: Rainbow Rowell     
Editora: Novo Século
Gênero: Jovem adulto / Literatura Estrangeira / Ficção 
Páginas: 424
Idioma: Português
Ano de Lançamento: 2014
Saiba mais: Skoob
Aviso: Essa resenha contém spoilers. Leia por sua conta e risco!
Avaliação:   

Livro adquirido pela blogueira

Sinopse: Cath é fã da série de livros Simon Snow. Ok. Todo mundo é fã de Simon Snow, mas para Cath, ser fã é sua vida – e ela é realmente boa nisso. Vive lendo e relendo a série; está sempre antenada aos fóruns; escreve uma fanfic de sucesso; e até se veste igual aos personagens na estreia de cada filme. Diferente de sua irmã gêmea, Wren, que ao crescer deixou o fandom de lado, Cath simplesmente não consegue se desapegar. Ela não quer isso. Em sua fanfiction, um verdadeiro refúgio, Cath sempre sabe exatamente o que dizer, e pode escrever um romance muito mais intenso do que qualquer coisa que já experimentou na vida real.
Mas agora que as duas estão indo para a faculdade, e Wren diz que não a quer como companheira de quarto, Cath se vê sozinha e completamente fora de sua zona de conforto. Uma nova realidade pode parecer assustadora para uma garota demasiadamente tímida. Mas ela terá de decidir se finalmente está preparada para abrir seu coração para novas pessoas e novas experiências. Será que Cath está pronta para começar a viver sua própria vida? Escrever suas próprias histórias?

     Fangirl nos apresenta a história de Cath e Wren que são irmãs gêmeas, elas vivem somente com o Pai pois a mãe abandou a família quando elas tinham 8 anos, elas sempre foram muito unidas e faziam praticamente tudo juntas, até que elas vão para a faculdade e Wren decide que não quer ter sua irmã como sua roommate e meio que a deixa de lado para enfrentar e viver essa nova fase de suas vidas. Então tudo acaba se transformando em algo novo para as duas, Wren querendo viver sua independência e Cath tendo que se virar sozinha, e descobrindo que existem possibilidades de vida “longe” de sua irmã.
Wren sempre foi a mais social e “festeira”, e Cath a mais introvertida e dependente da irmã. Enquanto Wren não parava quieta, o círculo social de Cath se limitava a Reagan (sua roommate), Levi (amigo de Reagan) e Nick (seu parceiro de estudo de uma das disciplinas). (Quase) Sempre que ela não precisava interagir com nenhuma dessas três pessoas, Cath aproveitava para escrever novos capítulos da sua fanfiction super conhecida e muito acessada de Simon Snow, sua série de livros favoritas (observação: durante o livro inteiro da a entender que Simon Snow é na verdade Harry Potter). Ela por ser bem introvertida tem dificuldades de interagir com as pessoas, sendo assim nos primeiros dias da faculdade ela só sai do quarto para assistir aula, enquanto sua irmã gêmea esta aproveitando para ir a festas e fazer amizades diferentes.

De forma bem resumida e sem spoilers, no livro acompanhamos Cath nessa nova fase de sua vida, cheia de medos e insegurança e como ela passa por tudo isso. Me apaixonei por Levi, adorei seu trabalho na Starbucks, e seu jeito. Ele é um garoto que sorri para todo mundo, que faz todas as pessoas se sentirem importantes de algum modo, está sempre por perto quando precisam dele, um cavalheiro e a melhor parte do livro, decididamente!
Apesar de ter amado a leitura, quero registrar duas coisas que me incomodaram no livro: 1) embora seja super claro que Simon Snow na verdade é Harry Potter, em um momento do livro é mencionado Harry Potter o.O isso realmente poderia não existir e 2) cada capítulo abre com um trecho do livro Simon Snow ou com um trecho da fanfic escrita pela Cath. Quando o trecho era pequeno, ok, mas quando tinha mais de 5 linhas, por exemplo, eu ficava agoniada porque queria saber logo o que iria acontecer no capítulo e acabava pensando “estou perdendo meu tempo de leitura!” hehe

Eu adorei a leitura. Em certos momentos eu fiquei bem nervosinha e com raiva da Cath porque ela tinha um pensamento muito infantil, mas logo em seguida esse sentimento passava e eu voltava a adora-la, o fato dela escrever fanfic me deixou completamente nostálgica, pois meus primeiros passos na leitura foram através de Webnovelas (fanfics eram chamadas assim na minha época de orkut) e fanfics de bandas, eu adorava esse mundo.

Em Fangirl há romance, há momentos tristes, há momentos felizes, há “momentos nerd/bookaholic”…enfim! É uma leitura envolvente, leve e tranquila. Me apaixonei pelo Levi, me identifiquei com a Cath em algumas coisas (principalmente pela sua paixão por livros, como Harry Potter Simon Snow) e algumas vezes queria entrar no livro para poder ver o Levi ajudá-la a ver de outra forma algumas situações que estava vivendo.

O livro é bem leve: nada de autos dramas ou coisas do tipo. A autora soube fazer a nossa personagem amadurecer mas não ficou aquela coisa massante e cansativa. Enquanto é feita a leitura nós apegamos aos personagens, e conseguimos ver gradativamente o crescimento deles. Fangirl é o terceiro livro publicado pela Rainbow Rowell e foi lançado no Brasil pela Editora Novo Século (a mesma que trouxe Eleanor & Park para o Brasil. E se eu fosse você não perderia tempo e começa a ler agora mesmo!


Obrigada por tudo, pessoal!
Beijo

amoarquitetura.tumblr.comhttp://www.instagram.com/bialn
Compartilhe:
Pin ThisShare on TumblrShare on Google PlusEmail This

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...