#RESENHA 83 // PROVA DE FOGO



Título:  Prova de Fogo (The Scorch Trials)
Autor: James Dashner
Editora: V&R Editoras
Gênero:  Literatura Estrangeira / Ficção / Jovem adulto
Páginas: 400
Idioma: Português
Ano de Lançamento: 2011
Saiba mais: Skoob
Aviso: Essa resenha contém spoilers. Leia por sua conta e risco!
Avaliação:   

Livro adquirido pela blogueira




Sinopse:  O Labirinto foi só o começo... o pior está por vir. Depois de superarem os perigos mortais do Labirinto, Thomas e seus amigos acreditam que estão a salvo em uma nova realidade. Mas a aparente tranquilidade é interrompida quando são acordados no meio da noite por gritos lancinantes de criaturas disformes – os Cranks – que ameaçam devorá-los vivos. Atordoados, os Clareanos descobrem que a salvação aparente na verdade pode ser outra armadilha, ainda pior que a Clareira e o Labirinto. E que as coisas não são o que aparentam. Para sobreviver nesse mundo hostil, eles terão de fazer uma travessia repleta de provas cruéis em um meio ambiente devastado, sem água, comida ou abrigo.
Calor causticante durante o dia, rajadas de vento gélido à noite, desolação e um ar irrespirável – no Deserto do novo mundo até mesmo a chuva é a promessa de uma morte agonizante. Eles, porém, não estão sozinhos – cada passo é espreitado por criaturas famintas e violentas, que atacam sem avisar. Manipulação, mentiras e traições cercam o caminho dos Clareanos, mas para Thomas a pior prova será ter de escolher em quem acreditar.

      Assim como o original, “Maze Runner: Prova de Fogo” é um livro que envolve muito mistério. O livro retoma a história exatamente a partir do ponto em que o primeiro se encerrou, e então começa a desenvolver uma trama parecida e igualmente complexa que desta vez traz os clareanos enfrentando novas criaturas num novo teste experimental, que explora um cenário ainda pior e mais violento que o primeiro.

Se o livro anterior já tinha deixado muitas perguntas em aberto e sem respostas, este, ao invés de começar a respondê-las, cria novas perguntas e gera ainda mais dúvidas. A pergunta que fica em mente é: será o terceiro livro capaz de responder todas as perguntas e ainda dar um desfecho digno à saga?

Depois de superarem os perigos mortais do Labirinto, Thomas e seus amigos acreditam que estão a salvo em uma nova realidade. Mas a aparente tranquilidade é interrompida quando são acordados no meio da noite por gritos lancinantes de criaturas disformes, os Cranks que ameaçam devorá-los vivos. Para sobreviver nesse mundo hostil, eles terão de fazer uma travessia repleta de provas cruéis em um meio ambiente devastado, um deserto um tanto peculiar sem água, comida ou abrigo.

Seguindo a fórmula do primeiro livro, Prova de Fogo consegue intensificar ainda mais o mistério, as reviravoltas e a violência da história. Os personagens aqui sofrem ainda mais, passando por situações de terror psicológico e enfrentando criaturas extremamente violentas. Com isso, os mistérios que giram em torno da história começam a intrigar ainda mais o leitor fazendo com que a narrativa tenha um ritmo rápido e intenso, que consegue prender a atenção e fazer com que a leitura flua de forma bem rápida.

A perspectiva de Thomas é ainda mais aprofundada, nos mostrando o quão perturbadoras são suas dúvidas em relação a si mesmo, à CRUEL e aos seus sentimentos por Teresa, que começam a se intensificar cada vez mais. Sim, Teresa é uma personagem muito mais intrigante neste livro do que no primeiro, e embora continue estando ausente em boa parte da história, suas atitudes aqui são muito mais intensas, fazendo com que Thomas e principalmente os leitores comecem a se perguntar se realmente conhecem sua personalidade.

O mistério aqui continua intenso e perturbador, com novas perguntas sendo criadas a todo instante e poucas respostas sendo dadas. Aliás, o impacto das reviravoltas de Prova de Fogo não consegue ter o mesmo peso que as presentes no primeiro livro. Algumas explicações podem até soar sem sentido ou fazem apitar na cabeça do leitor: “Será que isso era mesmo necessário?”.

A história também dará maior destaque aos personagens secundários, principalmente para o Minho (meu queridinho da história ♥), que se tornará uma espécie de líder do grupo (e desculpas, desculpas, e mais desculpas mas, não vou resistir!.... - O Minho é capturado pela CRUEL no filme e eu quase morri de indignação por isso no cinema, agora estou louca pra assistir o terceiro e ver o que vai acontecer com ele #Tadinho... - Mais fica só entre a gente tá?).

O livro se encerra com um intenso  mas não muito imprevisível ato final. A ação presente nas últimas 50 páginas é de tirar o fôlego e muitas vezes me peguei imaginando o quanto seria legal ver aquilo presente em telas de cinema. As criaturas, os clareanos, ambiente, tudo converge para garantir um clímax intenso e eletrizante.

No geral, Prova de Fogo é um pequeno passo para trás de Correr ou Morrer. Embora siga uma fórmula parecida, as reviravoltas já não têm o mesmo impacto e são muitas as perguntas abertas e que merecem ter boas explicações. Sendo assim, é bom que o terceiro livro comece a nos apresentar respostas que vão além de apenas variáveis.


ATENÇÃO! Leia a resenha do livro anterior "Maze Runner - Correr ou Morrer", clicando na capa abaixo:

 


Espero que tenham curtido e quem ainda não leu, fica o convite.
Obrigada por tudo, pessoal!

Beijo

amoarquitetura.tumblr.comhttp://www.instagram.com/bialn
Compartilhe:
Pin ThisShare on TumblrShare on Google PlusEmail This

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...