ANALISE LINGUÍSTICA DA MÚSICA "DOIS RIOS" DO SKANK




Imagem: Divulgação / Reprodução.

      Na última semana na aula de Linguagem e Comunicação na faculdade, o professor resolveu levar para sala uma analise mais profunda e linguística da letra e do vídeo de "Dois Rios", composição de Samuel Rosa , Nando Reis e Lô Borges que virou sucesso com o Skank. Eu particularmente tenho um carinho muito grande por essa música, mais nunca tinha parado para analisar a letra tão profundamente, até agora.

Considerada uma balada psicodélica, ou seja, composta de características que remetem a uso de drogas alucinógenas, devido a sua composição está repleta de ambiguidades e citações semelhantes a delírios. ”Dois Rios”, tem uma letra de extrema riqueza tratando de um amor que faz o impossível para se concretizar. Podemos compreender o sol tratado na música como o próprio amor, principalmente no seguinte trecho da letra. "O sol se põe e se vai, mas renasce no Japão, o sol é a mãe e o pai, é o pé e a mão e além de tudo dissolve a escuridão". O amor é isso, ele não morre, existem obstáculos que podem ser superados fazendo-o ser aflorado novamente. Infelizmente não consegui achar o clipe original para mostrar toda essa poesia apresentada no vídeo, mais vale á pena conferir e ouvir!


Dois rios cita tudo que existe em par, os pés, as mãos, os dois olhos, os lábios. Tudo em dois para comparar aos dois rios inteiros sem direção. Quem seriam os rios? O homem, a mulher, os membros que formam um casal? A resposta pode ser essa, os dois rios inteiros são a composição de dois corpos inteiramente entregues um ao outro, sem rumo, sem limitações, pra enfim seus dois lados darem as mãos e conhecerem o que a voz da vida tem pra dizer.

Esse sucesso embalou muitos romances nos anos 2000, mais especificamente no início de 2003, onde foi inserido como o primeiro single do disco ”Cosmotron” e faz parte de uma fase de mudanças do estilo musical do grupo.
Compartilhe:
Pin ThisShare on TumblrShare on Google PlusEmail This

20 comentários:

  1. A MUSICA RETRATA NOSSA CAPACIDADE E LIMITE DE CONHECERMOS NOSSA REALIDADE COM O QUE POR NATUREZA NOS FOI CONCEDIDO: OS SENTIDOS.
    Os olhos veem, os lábios sentem....

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Não é uma apologia as drogas ,mas sim a poesia

    ResponderExcluir
  4. Uau! Chega a ser emocionante ler uma analise dessa! Ah como queria estar com a minha mina agora

    ResponderExcluir
  5. Bem superficial. Precisa ler um pouco mais pra entender verdadeiramente.

    ResponderExcluir
  6. Tem que perguntar pra quem escreveu a letra, Nando Reis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós temos a capacidade de interpretar, se tudo que fossemos ler e ouvir tivéssemos que perguntar ao autor...

      Excluir
  7. Essa musica mexe muito comigo! Sempre achei esta musica altamente romântica (no meu sentimento) Tentei entender entre as palavras em si e nuca entendi! assim ficou melhor! Vontade de chorar e ficar com minha alma gemeá pra sempre!!!

    ResponderExcluir
  8. TOP D +++ ♥️👌🎯👏👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  9. É a história de um cara que largou a mina pelo sol. É isso.

    ResponderExcluir
  10. Muito linda mesmo, só perde o sentido quando não conhecemos o AMOR ! Que é DEUS quando entendemos o que ele fez por nós fica claro o que realmente é o amor é a importância de estar junto a ele.

    ResponderExcluir
  11. Caramba sou forrozeiro nada v mais essa música veio na mente eu ouço uma 10 veses só pra refletir ..

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...